OBRA 23  •  Alteamento por linha de centro

DESCRIÇÃO DA OBRA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Localizada no município de Paragominas, ao nordeste do estado do Pará, a unidade da Norsk Hydro ASA, com capacidade anual de extração de bauxita da ordem de 10 milhões de toneladas métricas, necessitou realizar alteamento da barragem de rejeitos em função da alta demanda de rejeito gerado, julga-se necessário a elaboração de alteamento anual.

Do processo de beneficiamento, resultam aproximadamente 25% de massa sólida como rejeito de bauxita, que é depositada nos reservatórios construídos em áreas já mineradas.

SOLUÇÕES
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Dentre as alternativas existentes para elaboração do alteamento da barragem de rejeitos, a competente consultoria de Minas Gerais optou pela opção de linha de centro. Para combater os esforços de tração existente no interior do aterro foi indicado o emprego de geogrelhas tecidas de poliéster revestidas com camada de PCV, revestimento este responsável por proporcionar maior resistência a intempéries, tais como o desgaste mecânico durante execução da obra, e possível degradação química ou biológica ao longo dos anos sob aterro compactado.

Foram necessárias quatro camadas de geogrelhas, cada uma com resistência de 120kN/m, espaçadas a cada 1,0m, totalizando 4,0m de altura, para que desta forma o fator de segurança global atendesse o aceitável para obras deste porte. Para promover a ancoragem das geogrelhas suas extremidades foram envelopadas em altura de 0,5m e inclinação de 1,5x1,0, com adição de geotextil não-tecido em poliéster com gramatura 200g/m2.

RESULTADO
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

A facilidade construtiva que os geossintéticos proporcionam as obras permitiram que os 77.250,00m2 de geogrelha e 347.000,00m2 de geotêxtil pudessem ser executados em tempo reduzido e com alta eficiência ao longo de 3 barragens.         O resultado final da obra deixou todos os envolvidos satisfeitos e demonstrou  que a utilização de geossintéticos em obras de geotecnia trazem diversos benefícios como simplificação do processo construtivo, redução de custos globais e aumento dos fatores de segurança do projeto.

PRODUTO: Geogrelha Tecida de Poliéster

APLICAÇÃO: Reforço de Barragem

LOCAL: Paragominas/PA

DATA:

GALERIA DE FOTOS
- clique para ampliar -






- Empresas integrantes -

Bidim
|
|
Cipatex
|
Fabritech
 
| Maccaferri | |  
 
Roma
|
Sansuy
|