OBRA 24  •  Aterro sobre solo mole

DESCRIÇÃO DA OBRA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

O projeto tinha a necessidade de executar um acesso viário em rampa sobre terreno de baixa capacidade de suporte ao lado de uma linha férrea e um dique de contenção de cheias onde poderia se fazer uma troca de solo de até 2,00m de solo por rachão.

Além da necessidade do reforço de base para suportar o acréscimo de carga proveniente do aterro também seria construído um muro de contenção à gravidade em gabiões para conter a saia do aterro à ser executado, gerando assim um acréscimo de tensões nas bordas dos reforço de base.

SOLUÇÕES
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

A solução para este caso foi aplicar um geossintético  como camada separadora para evitar a fuga de material de reforço para a camada de solo mole, para isto o projetista especificou uma microgrelha tecida de poliéster com 45kN/m de resistência biaxial, que além de servir como elemento físico para separação também provem resistência inicial a área tratada para o trafego de equipamentos.
Este elemento de separação foi colocado logo acima do solo argiloso para posterior aplicação de uma camada de areia de 50cm de espessura a qual foi envelopada pela microgrelha de poliéster formando um colchão de areia.

Para garantir que não ocorreriam recalques diferenciais e nenhum tipo de ruptura do aterro sob o solo de baixa capacidade durante a execução da obra foi especificada a aplicação de um geossintético como reforço primário com resistência da ordem de 200kN/m na tração, para esta função foi adotada uma geogrelha tecida de poliéster com alta resistência a tração e baixo alongamento.

RESULTADO
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Durante a execução da obra, na etapa de instalação dos reforços geossintéticos as equipes não encontraram problemas e elogiaram a facilidade de instalação da geogrelhas e microgrelhas que não interferiu no prazo de execução da etapa. Depois de concluída a obra podemos afirmar que a utilização dos reforços foi bem sucedida pois apesar da solo de baixa capacidade na base do aterro os geossintéticos exerceram plenamente suas funções idealizadas no projeto impedindo recalques e rupturas do aterro garantindo a vida útil do pavimento e da obra como um todo.

PRODUTO: Geogrelhas e Microgrelhas

APLICAÇÃO: Separação e Reforço

LOCAL: Novo Hamburgo/RS

DATA:

GALERIA DE FOTOS
- clique para ampliar -






- Empresas integrantes -

Bidim
|
|
Cipatex
|
Fabritech
 
| Maccaferri | |  
 
Roma
|
Sansuy
|