Casos de obras

Canal e Reservatório de Água para Irrigação

  • Produto: Geomembrana de PEAD 0,8 mm
  • Aplicação: Revestimento de Reservatório de Água para Irrigação
  • Unaí/MG   |   Setembro/2010

Descrição da obra

Segundo o Sr. Gilberto Zancanaro, Gerente da Fazenda Decisão, as fazendas produtoras de café localizadas no Oeste da Bahia, mantém a produção esperada de 500.000 sacas, mas registra aumento significativo no custo de produção em função dos gastos maiores com irrigação através do Sistema de Pivô Central e aplicação de defensivos nessa lavoura.

A irrigação através desse sistema é a mais comum e utilizada com muito sucesso nessa região, porém, necessita da construção de um reservatório de água capaz de alimentar o sistema, ou seja, devido ao tipo de solo local o reservatório tem que ser revestido/impermeabilizado a fim de evitar perdas de água por percolação no solo. Assim sendo, o Sr. Gilberto optou pelo uso de uma Geomembrana de PEAD com 0,8 mm de espessura, que também foi utilizada no revestimento de um canal responsável por transportar e abastecer o reservatório com água captada de um rio que corta a propriedade.

A construção desse reservatório tornou-se extremamente necessário para alimentação do sistema de irrigação do Pivô Central, pois a seca severa na região provocou uma quebra de 20% na produção do "café arábica" no Cerrado Mineiro em 2014.

Soluções

Com a falta de irrigação, a granação do café não foi boa e o tamanho dos grãos ficou irregular. Uma cereja grande, outra pequena, algumas deformadas, mas o principal é que a própria planta descartou o que não ia dar conta. Por isso, o volume a ser colhido foi menor. Para se ter uma ideia da inédita secura da região de 2014, de Janeiro à Abril, que é um período geralmente muito chuvoso nessa região, meses em que chove uma média de 200 mm a 250 mm, houve mês em que choveu apenas 20 mm a 25 mm, menos de 10% do que seria normal.

Portanto, esses dados confirmaram a necessidade da construção desse enorme reservatório e canal revestidos com a Geomembrana PEAD de 0,8 mm, para garantir a perfeita irrigação dessa lavoura principalmente nos períodos de grande estiagem como ocorreu nesse ano de 2014.

Resultado

No visual mais panorâmico não se nota o estrago da estiagem no cafezal, mas é possível ver a falta de grãos, os galhos ficaram cheios de falhas, é uma reação da planta à estiagem. Com o sistema acima implantado o Gerente da fazenda o Sr. Gilberto aposta que a partir da próxima colheita os resultados serão muito mais favoráveis do que o obtido em 2014.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.