Casos de obras

Revestimento de Lagoas de Chorume - CTVA Caieiras/SP

  • Produto: Geocélula
  • Aplicação: Proteção Mecânica do Liner
  • Caieiras, SP   |   Abril/2012

Descrição da obra

As lagoas de chorume foram construídas utilizando uma barreira composta primeiramente por uma geomembrana de PEAD com 2,0 mm de espessura, e em seguida um geocomposto bentonítico (GCL) com 5,0 kg/m2 de bentonita. Sobre este GCL, foi instalada mais uma geomembrana de PEAD de 2,0 mm.

Estas lagoas, por serem de uso definitivo ao aterro, tiveram que ser protegidas para evitar a degradação das geomembranas, seja por danos dos raios ultravioleta, ou seja por danos mecânicos causados por máquinas, animais ou vandalismo.

Soluções

Com isso, foi concebido um sistema composto por uma geocélula de polipropileno preenchida com concreto usinado com fck igual a 35 Mpa. Entre a geomembrana e a geocélula, foi instalado um geotêxtil nãotecido com resistência à tração de 16 kN/m. Este geotêxtil tem como objetivo proteger a geomembrana contra dos danos mecânicos de instalação.

Resultado

Foram instalados neste projeto em torno de 4.500 m2 de geocélulas de polipropileno. O sistema com geocélulas se apresentou como uma ótima alternativa para esta aplicação, destacando-se a facilidade e praticidade na execução, aliadas a alta produtividade proporcionada, resultando com isso em vantagens técnicas e econômicas para a obra.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.