Casos de obras

Aterro Sanitário - CTR Nova Iguaçú

  • Produto: Geomembrana verde 0,8 mm
  • Aplicação: Cobertura Temporária de Aterro
  • Nova Iguaçu, Rio de Janeiro   |   Março/2014

Descrição da obra

Por solicitação da Gerência de Operações do Aterro, foi desenvolvida uma geomembrana de PEAD na cor verde, com a finalidade de cobrir as células do aterro finalizadas com as funções e vantagens de:

- Acabar com as roçadas dos taludes evitando mão de obra adicional na conservação e manutenção das células;
- Diminuição das erosões nos taludes;
- Remoção de resíduos;
- Evitar arraste de sedimentos;
- Ganhos em termos visuais;
- Redução de aproximadamente 85% na geração de chorume limitando a infiltração de águas de chuva na superfície do maciço;
- Melhoria no fator de segurança do aterro;
- Diminuição no nível do piezômetro do aterro e consequente melhoria na estabilidade do mesmo.

Soluções

Originalmente a técnica tradicional utilizada para o fechamento / cobertura do aterro era apenas com a utilização de solo, o que permitia a percolação das águas de chuva através do maciço gerando um volume adicional de chorume.

Uma das principais causas / vantagens da utilização de uma geomembrana de PEAD Verde foi para evitar os problemas acima descritos e principalmente melhorar o apelo visual ecológico da cobertura do aterro aos olhos da população no entorno do aterro.

A geomembrana foi instalada sobre as células com ancoragem na parte superior dos taludes e as peças foram termosoldadas com equipamento especial de solda para geomembranas.

Resultado

A geomembrana foi perfeitamente instalada pela própria equipe do Aterro de Nova Iguaçú e vem cumprindo perfeitamente suas funções de cobertura eficaz e econômica. A função do apelo visual foi bem sucedida uma vez que houve uma perfeita integração da cor do produto com a vegetação local.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.