Barreira de sedimentos em obra de duplicação de pista
Produto: Manta geotêxtil nãotecido de filamentos contínuos 100% poliéster com resistência à tração longitudinal mínima de 7kN/m e tração transversal mínima de 6kN/m.
Aplicação: Necessidade de criar uma barreira de sedimento a fim de proteger os rios e vias durante obra de duplicação de pista.
As obras de duplicação iniciaram em 2011, a estrada já contava com uma faixa de domínio que previa a duplicação sendo fácil o trabalho. Um cuidado especial teve que ser dado aos rios e córregos da região, pois os mesmos abastecem a represa do DAE de Jundiaí. Essa represa abastece a cidade e não pode ser assoreada pelos trabalhos de duplicação da rodovia. Assim que uma nova frente era aberta, imediatamente a barreira de sedimentos era instalada.
Soluções
O geotêxtil foi aplicado nas laterais da pista para evitar que a argila viesse para a estrada em dias de chuva, deixando a mesma escorregadia. Também teve a função de evitar que a água com argila fosse para os córregos e rios da região causando assoreamento.
Resultado
A solução foi um sucesso, os rios permaneceram limpos mesmo em períodos de chuvas muito fortes e a estrada também ficou livre de lama, que a deixaria escorregadia aumentando a possibilidade de acidentes. Apresentou as seguintes vantagens fácil aplicação; alta eficiência de filtração; ótima resistência, evitando que o geotêxtil rasgue; alta durabilidade ao intemperismo, podendo ficar exposto ao sol por todo o período da obra.
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.