Casos de obras

Construção de Vias de Acesso aos Poços de Petróleo e Gás - Petrobrás

  • Produto: Geocélula
  • Aplicação: Aumento na Capacidade de Suporte do Subleito
  • Coari, AM   |   Novembro/2012

Descrição da obra

Nas obras da unidade da Petrobrás em Urucu-AM, são construídas vias de acesso dentro da selva amazônica, para permitir a passagem de máquinas pesadas para a construção de novos poços de extração de gás e óleo. Neste local, além do solo não possuir boa capacidade de suporte, ocorrem precipitações diárias ao longo de todo o ano, dificultando a execução de processos construtivos convencionais.

Soluções

Com isso, muitas vezes a construção deve adotar procedimentos extremos, como por exemplo, utilizar um sistema de cobertura de PVC, para evitar a saturação constante do solo, e com isso permitir a construção durante os períodos chuvosos. A solução adotada foi a aplicação de geocélulas de polipropileno como confinamento do solo. A utilização das geocélulas como elemento de confinamento de material granular, com a finalidade de aumentar a capacidade de suporte de carga de solos de fundação, se apoia no princípio das tensões tangenciais resistivas (atrito) entre as paredes das geocélulas e o material de preenchimento.

Resultado

Foram instalados neste projeto em torno de 55.000 m2 de geocélulas de polipropileno. O sistema com geocélulas se apresentou como uma ótima alternativa para esta aplicação, destacando-se a facilidade e praticidade na execução, aliadas a alta produtividade proporcionada, resultando com isso em vantagens técnicas e econômicas para a obra.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.