Casos de obras

Muro em Solo Envelopado

  • Produto: Geogrelha tecida de Poliéster
  • Aplicação: Muro em Solo Envelopado
  • São João da Boa Vista, SP   |   2012

Descrição da obra

Uma das novas alças de acesso da rodovia para a avenida paralela necessitava de uma estrutura de contenção devido a falta de espaço para a execução da saia de aterro.

A estrutura deveria atender as necessidades de projeto visando um baixo impacto ambiental e visual no local sem deixar de lado os aspectos econômicos envolvidos em qualquer obra de engenharia, visando sempre a adoção de uma solução eficiente tecnicamente e com o menor custo possível.

Soluções

A solução adotada para a contenção do maciço de aterro foi uma estrutura de solo reforçado com face envelopada e vegetada.

Para isso, adotou-se como elemento primário de reforço uma geogrelha tecida de poliester de 90kn/m e 120kn/m disposta em camadas a cada 60cm para estruturar todo o maciço de aterro e envelopar a parte frontal da contenção composta por sacos preenchidos com solo e envoltos por uma geomanta de fibra de coco que terá a função de facilitar e promover o crescimento de vegetação na face da estrutura, que terá o aspecto final de um talude natural.

Utilizou-se também um geotextil não tecido no colchão drenante abaixo da estrutura o qual tinha como função, além de separar o rachão do solo, permitir somente a passagem da água sem o carreamento de solo.

Resultado

A solução adotada atendeu todas as premissas técnicas do projeto, sendo uma alternativa para estruturas de contenção onde premissas como baixo impacto visual e ambiental são indispensáveis sem afetar questões como custos e cronogramas executivos.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.