Casos de obras

Separação e filtração em sistema de drenagem no gramado do Maracanã

  • Produto: Manta geotêxtil nãotecido de filamentos contínuos 100% poliéster com resistência à tração longitudinal mínima de 14kN/m e tração transversal mínima de 12kN/m.
  • Aplicação: Necessidade de um sistema drenante eficiente do campo de futebol para evitar o acúmulo de água superficial em épocas de chuva, que prejudica os jogos e o crescimento do gramado. Além disso, as características locais inviabilizava a instalação da drenagem
  • Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, RJ   |   Julho/2013

Descrição da obra

Escolhida como uma das sedes da Copa das Confederações e do Mundo, o Maracanã passou por reformas para oferecer mais conforto, segurança e visibilidade ao torcedor. Por exigência da FIFA, os estádios-sede dos jogos necessitaram instalar um novo sistema de drenagem à vácuo, para garantir o rápido escoamento da água de chuva. Porém, no caso do Maracanã, este dispositivo não foi possível ser instalado. O principal fator que inviabilizou o uso da drenagem à vácuo foi o nível do lençol freático, que se encontrava a 90cm abaixo do gramado, sendo que o dispositivo exigia a instalação a 1,5m de profundidade. Este fator aumentaria mais ainda o custo da obra. Devido a este problema, o sistema de drenagem escolhido foi a espinha de peixe, em que consiste na implantação de trincheiras drenantes de brita revestidas com geotêxtil nãotecido. Embora seja uma solução tradicional, a sua capacidade de vazão foi potencializada, com capacidade de absorver 230 mililitros de chuva por hora, que é o dobro dos meses mais chuvosos. Esta potencialização foi possível com a redução da distância entre as trincheiras e com a duplicação do diâmetro dos tubos drenos.

Soluções

O geotêxtil atuou como elemento de filtração, permitindo um escoamento rápido da água, ao mesmo tempo em que evita o carreamento de partículas para o interior do dreno. Como elemento de separação, evitou a mistura de dois materiais preservando as suas características originais.

Resultado

Maior velocidade de execução da obra, eficiência do sistema drenante ao longo do tempo, preservação das características originais de materiais adjacentes, independente da localização do nível do lençol freático.






Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.