QUALIDADE

A importância da correta identificação da unidade de geossintético e a sua marcação na própria bobina

A importância da correta identificação da unidade de geossintético e a sua marcação na própria bobina

Por Laerte Maroni

03/08/2022

Entre tantas outras, uma das grandes vantagens do uso dos geossintéticos é que esses são produzidos industrialmente, portanto com características bem previsíveis, principalmente com relação às suas características de controle e desempenho.  Fabricantes e fornecedores sérios e éticos não basta, e temos que ter outros envolvidos no processo de uso.

Como em qualquer obra ou estrutura de engenharia, uma série de fatores são necessários para que o desempenho do geossintético e da estrutura sejam adequados conforme previsto em projeto.  Chamamos isso de ciclo da qualidade, ou pilares da qualidade, e que várias etapas de uma obra devem seguir.  De uma forma simples, a qualidade envolve o produto fornecido dentro das especificações conforme seu certificado de qualidade, a especificação por características em um projeto básico ou executivo, a correta especificação para cotação e compra, o recebimento e identificação na obra, os ensaios de recebimento, instalações adequadas e operação da obra.   Os pilares da qualidade envolvem, portanto, fabricantes, projetistas, suprimentos, fiscalização, instalador/executor e proprietário da obra.

A norma ABNT NBR ISO 10320 ? Geossintéticos ? Identificação na Obra ? segunda edição de 18/06/2021, vem ajudar muito.

Identificação:  Os geossintéticos devem ser fornecidos no momento da entrega na obra com uma etiqueta de identificação em cada unidade (rolo por exemplo). Os dados da etiqueta devem permitir rastreamento. São necessários na etiqueta:

1)    Fabricante e/ou fornecedor;

2)    Nome do produto;

3)    Tipo do produto;

4)    Identificação da unidade;

5)    Massa nominal bruta da unidade, em quilogramas;

6)    Massa nominal líquida da unidade, em quilograma (ABNT NBR 16757-1:2020/Em 1:2021);

7)    Dimensões da unidade (do produto) ? Em bobinas/rolos (comprimento x largura (em metros);

8)    Classificação do produto em termos e símbolos (ABNT NBR ISO 10318-1 e ABNT ISO 10318-2);

9)    Principal(is) tipo(s) de matéria prima do produto que desempenha(m) a função do geossintético (para cada componente);

10) Identificação por cor exclusiva ao nome e tipo do produto (somente para produtos identificados por cor). 

Marcação: O nome e o tipo do geossintético deve ser marcado nele, por impressão/gravação, facilmente legível e suficientemente durável para permitir a identificação ao longo do tempo da instalação, garantindo a instalação no local correto, principalmente quando dois tipos de produtos estiverem especificados na estrutura ou obra. A marcação deve ser repetida em intervalos regulares, na direção de fabricação de 5 m, no máximo.

Os geossintéticos nos quais impressão/gravação sejam impraticáveis, a marcação deverá ser por fita afixada à bobina, ou marcação colorida no produto.  A marcação colorida deve estar relacionada com o nome e o tipo de produto identificado por código de cores que deve ser incluído na etiqueta da unidade.

Sendo assim, a identificação com etiquetas e a marcação facilitam a verificação no recebimento do produto na obra, bem como garante a correta instalação na estrutura de uso, evitando enganos.

O uso dessas orientações, permite também a verificação da gramatura do produto comprado, bastando dividir o peso líquido (item 6) pela área de produto (item 7), obtendo a gramatura (massa por unidade de área) (item 7), permitindo uma avaliação rápida e inicial do produto comprado e sua variação.

Normas:

- ABNT NBR ISO 10320 ? Geossintéticos ? Identificação na Obra ? segunda edição de 18/06/2021

- ABNT NBR 16757-1 ? Geossintéticos ? Requisitos para Aplicação ? Parte 1: Geotêxteis e Produtos Correlatos

- ABNT NBR 16757-1:2020/Em 1:2021

- ABNT NBR 16757-2 ? Geossintéticos ? Requisitos para Aplicação ? Parte 2: Barreiras geossintéticas

- ABNT NBR ISO 10318-1:2018 ? Parte 1 ? Geossintéticos ? Termos e definições

- ABNT ISO 10318-2:2018 ? Parte 2 ? Geossintéticos ? Símbolos e Pictogramas

- CTG/ABINT e IGS Brasil ? Cartilha de Recomendações de Identificação, especificação, compra, recebimento e fiscalização de obras com geotêxteis


LinkedIn

Novidades


Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.