INFRAESTRUTURA

Transição Energética e o Uso de Geossintéticos


20/04/2021

Em 22 de abril, dia da Terra, 40 líderes mundiais se reunirão na Cúpula do Clima organizada pelo governo americano para discutir iniciativas e acordos bilaterais para frear o avanço das mudanças climáticas. Dentre os países convidados está o Brasil, do qual se espera uma posição de protagonismo frente à sua relevância histórica na elaboração de uma agenda ambiental global. Há uma grande expectativa por parte dos analistas quanto à apresentação de propostas ousadas no setor energético, responsável por cerca de 73% das emissões de gases poluentes no mundo, de acordo com o World Resources Institute Brasil. Nos últimos cinco anos, verifica-se um aumento acentuado de projetos de energia renovável no país, especialmente de usinas solares e eólicas, com altíssimo potencial de crescimento nos próximos 10 anos.

Essa tendência de crescimento abre novos horizontes para o mercado de geossintéticos, pois o uso de geotêxteis é essencial nos projetos de fundação de usinas eólicas off-shore. Este modal energético, além de não emitir gases poluentes, é o mais adequado para aproveitar a extensa faixa costeira brasileira, com maior potencial no litoral das regiões Norte e Nordeste, de acordo com a ABEMAR (Associação Brasileira de Eólicas Marinhas). O geotêxtil, além de servir como camada separadora entre a brita e os solos finos, tem função de reforço estrutural e de controle de erosão na fundação em decorrência dos efeitos sísmicos causados pela turbulência das pás das torres. Por se tratar de uma nova fronteira para a indústria, é recomendável que os profissionais geotécnicos preparem-se tecnicamente para enfrentar estes novos desafios que surgirão.

Novidades


Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.