Geossintéticos

Em obras de engenharia, os geossintéticos podem exercer, concomitantemente, uma ou mais funções. A seguir, são definidas as principais funções, de acordo com a norma brasileira ABNT NBR ISO 10318, Geossintéticos - Termos e Definições.

Controle de erosão superficial Controle de erosão superficial
Uso de um geotêxtil ou produto correlato para evitar ou limitar os movimentos do solo ou de outras partículas na superfície, por exemplo, de um talude.
Drenagem Drenagem
Coleta e condução de águas pluviais, águas subterrâneas e outros fluidos no plano de um geotêxtil ou produto correlato.
Filtração Filtração
Retenção de um solo ou de outras partículas submetidas a forças hidrodinâmicas, permitindo a passagem do fluido em movimento através, ou no interior, de um geotêxtil ou produto correlato.
Barreira Barreira
Uso de um geossintético para prevenir ou limitar a migração de fluidos.
Proteção Proteção
Limitação ou prevenção de danos localizados em um elemento ou material, pelo uso de um geotêxtil ou produto correlato.
Reforço Reforço
Uso do comportamento tensão-deformação de um geotêxtil ou produto correlato para melhorar o comportamento mecânico do solo ou de outros materiais de construção.

Separação Separação
Prevenção da mistura de dois materiais adjacentes de naturezas diferentes, solos ou material de aterro, pelo uso de um geotêxtil ou produto correlato.

Funções dos vários geossintéticos nos projetos de engenharia


Saiba mais sobre Geossintéticos

© 2024 CTG ABINT - Todos os direitos reservados.
Criação de sites: Trupe Agência Criativa Trupe Agência Criativa

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.